Meus cuidados com a cicatriz da cesárea

Oi minha gente querida,

Vim compartilhar com vocês os cuidados que tive/tenho com minha cicatriz da cesárea. Vou começar pela dúvida geral: “Qual o tamanho do corte e onde ele é feito?”. Minha cicatriz mede 10,5cm de uma extremidade à outra. Ela fica exatamente 2 dedos (deitados) abaixo da linha do biquíni. Outra coisa que também sempre me perguntam é se fica a marca dos pontos na cicatriz e a resposta é: depende. Cada caso é um caso. No MEU caso, não. Minha cicatriz é bem fina e bem retinha. Eu levei apenas 3 pontos aparentes (que são interligados internamente, um em cada extremidade e um ponto no meio do corte). O corte foi fechado com cola cirúrgica e não com pontos, por isso não tenho marcas pontilhadas.

Eu gostaria muito de tirar um foto e mostrar para vocês, porque sei que muita gente tem curiosidade mesmo (eu tinha), mas realmente não vou me expor desta forma porque a gente nunca sabe quem está aí do outro lado, infelizmente! MAS depois de muito procurar eu encontrei uma foto na internet com uma cicatriz idêntica à minha, a única diferença é que minha está mais avermelhada do que esta (e a minha é mais embaixo do que esta):

Foto extraída da internet
Foto extraída da internet

Outro detalhe importante é que você perde a sensibilidade da pele em volta da cicatriz por uns bons meses. Só hoje, 1 ano depois, que estou quase 100% em relação à isso, mas antes eu passava a mão e não sentia o atrito da mão na pele. Mas este é outro fator que varia de mulher para mulher.

CUIDADOS COM A CICATRIZ

Durante minha estadia no hospital e por mais 2 dias em casa (ou seja, 4 dias) eu usei um micropore por cima da cicatriz. Fiquem tranquilas que o micropore não gruda na cicatriz, haha! Eu tinha aflição e morri de medo quando a enfermeira veio trocar pela primeira vez mas não dói nada. A limpeza era feita com gaze embebida em álcool 70% (por cima do micropore) e no banho com sabonete neutro. Precisava secar bem direitinho. Após estes 4 dias a recomendação foi não usar mais o micropore, mas continuar com a limpeza da mesma forma. Esses foram os cuidados que eu tive por 15 dias, até tirar meus pontos (a retirada dos pontos depende do seu obstetra. Alguns tiram mais cedo e outros mais tarde). E fica tranquila porque NÃO DÓI NADA retirar estes pontos. Quando vc vê já está sem! Não dói.

Imagem extraída da internet
Exemplo de micropore (Imagem extraída da internet)

Bom, tirando isso eu não fiz mais nada por vários meses. Não comecei os cuidados com a cicatriz logo após a cirurgia simplesmente por não ter sido orientada para isso! Minha obstetra não me passou nenhuma pomada, nenhuma orientação, nada. Como estava caminhando tudo bem, eu também não me atentei para isso, rs.

Mas quando passaram-se uns 8 meses eu comecei a achar estranho minha cicatriz continuar avermelhada, como no início. Ela não voltava ao tom da minha pele, permanecia avermelhada. Pesquisei e li que é normal, mas que poderia melhorar com ajuda de pomadas cicatrizantes. Então pesquisei na internet e vi muitas recomendações de várias pomadas de cicatrização, entre elas a Contractubex. Tem outras mais recomendadas, porém muito mais caras. Como sempre, escolhi uma que cabia em meu orçamento.

IMG_1480 IMG_1483 IMG_1486

Ela é transparente e tem um aspecto aguado, não chega a dar liga. Segui a recomendação da própria bula (usar de 2 a 3 vezes por dia, friccionando contra a cicatriz até completa absorção) e achei o resultado incrível (o Rafael também ficou impressionado)!!! Em uns 3 dias de uso eu já notei uma baita diferença no aspecto avermelhado da cicatriz. Embora bem cicatrizada, ela ficou um pouco em relevo (mas não é queloide). Com o uso do Contractubex ela abaixou e começou a clarear. Ainda está avermelhada, mas nada comparado com antes.

Então o quanto antes você se preocupar em cuidar da sua cicatriz e passar uma pomada, acredito que mais cedo ela vai ficar 100% em relação ao aspecto.

É isso meninas! Espero ter contribuído com o assunto de alguma forma compartilhando minha experiência! E você que fez cesárea, como está sua cicatriz e quais cuidados você teve e tem até hoje? Deixe aqui nos comentários o seu relato para que possamos ajudar quem vai passar pela experiência!

Bjobjooooo

15 comentários em “Meus cuidados com a cicatriz da cesárea

  1. Oi Rose! Os meus pontos foram iguais ao seu, 3 pontinhos e o resto colado, porém com 12 dias q fui retirar os pontos e la o meu medico ja me indicou a contractubex para passar 2 vezes ao dia, mas pra você ver cada organismo reagi de um jeito, mesmo com os cuidados e a pomada não resolveu em nada, minha cicatriz é bem avermelhada e tive queloide porém não é enorme mas sim é uma queloide :/ foi pra evitar esse problema que me receitou a pomada mas pra mim nao funcionou!
    E hoje eu ja sinto minha pele normal tem 11 meses que minha bebê nasceu a Julia (:

    Rose um grande beijo pra você e sua família, Deus abençoe.

  2. Boa tarde Rose, sempre acompanho vocês no youtube e nas redes sociais, adorooooo a rafinha, aqui no blog é a primeira vez que venho, tive a experiencia pós cesária, parecida com a sua só que com a diferencia que já usei contractubex desdo do inicio, e ajudou muito,achei realmente muito boa, mais assim que parei de usar (quando acabou o primeiro frasquinho), minha cicatriz ficou vermelha novamente….e agora não sei mais o que faço, já faz 1 ano e 4 meses e ate agora esta vermelhona….Quando você para ou acabar, me conta se o resultado permaneceu, ou se voltou como antes!Beijão fiquem com Deus!

  3. Olá Rose!! Meus pontos foram iguais aos seus,porém quando fui retira-los minha obstetra ja me passou uma pomada milagrosa,rs, chamada C-kderme ela é BEM CARA mas o resultado é fantástico (e ela dura mt tb)! Com dois meses pós cirurgia não estava mais vermelha e ja apresentava um aspecto muito melhor!! Hoje (4 meses após) ela é quase imperceptível!! Bjs!!

  4. Meus cuidadps foram: Não tomar refrigerante nem ingerir comida gordurosa, tirei os pontos em 10 dias e eles estavam tão sequinhos que meu corpo já estava absorvendo, por isso deu umas “agulhadinhas”, mas nada fora do normal. E pronto… meus pontos foram normais mas posso assegurar que aparecem menos do que os pontos da foto… quanto a sensibilidade, até hoje é um pouco “estranho” mas, normal.

  5. Olá Rose , minha cicatriz é igual a sua . E até hoje tenho uma certa sensibilidade na região. Nem da para ver, pois fica bem em baixo,ainda bem…. Gosto muito de você e da sua família . Que Deus continue te inspirando para manter seu canal e seu blog. Beijão;♥ .

  6. Oii Rose adoro vc e sua linda familia,sigo vcs desde a descoberta da sua gravidez.Entao faz apenas 2meses e meio q eu passei por uma cesariana q nao foi mha escolha e foi tdo horrivel para mim uma experiencia super traumatica mais graças a Deus deu tdo certo e tho uma princesa com saude e mha cicatriz cicatrizou mto bem,levei 8pontos e só cuidei no 1mês cm a limpeza hje nao faço nada mais acho q vou comprar essa sua pomada pq tmbm acho q nao ta a cor da mha pele,dpois te conto o resultado bjos Fikem cm Deus e me manda um bjo Rose.

  7. Acho muito bacana vc compartilhar suas experiências com todas nós. Ainda sou Tentante, mais me interesso muito por todos esses assuntos! Parabéns pela dedicação com o Blogger, canal, e as outras redes sociais.
    Obrigado por nos ajudar. Bjoo

  8. Rose, adorei a dica! Todas que encontrava eram realmente muito caras como você falou. Fiquei feliz com seu resultado. Minha filha vai completar 9 meses sábado, acredito que com esse tempo da cesárea possa conseguir bons resultados hehe. A minha cicatriz não me incomoda esteticamente falando. É bem pequena e reta. Dessa forma que vc disse: dois dedos deitados abaixo do umbigo, e também é retinha. Na medida de 3 dedos (em pé) ela já cicatrizou completamente. Vou usar essa pomada pra acelerar o processo do restante rs. Como disse não me incomoda, mesmo com esse aspecto avermelhado como vc disse. Mas se podemos melhorar, porque não? Quando fizer o uso volto para contar!

    Bjs na Rafinha.💗

  9. Oi, Rose! A minha obstetra prescreveu, logo após a cesárea, essa mesma pomada e eu uso até hoje, minha bebê está com 7 meses. Realmente ela é muito boa, minha cicatrização está muito boa. Ah! e eu não tirei os pontos, o meu organismo cuidou em absorver (conforme orientação da médica). Bjs!!!!

  10. Oi hj fez 7 dias da minha ela está um pouquinho avermelhada e tenho os pontinhos sim, mais sinto muito dor na região tanto do lado direito como esquerdo da cirurgia,é normal???? Não co sigo durmir reta pq doi muito só durmo quase sentada.as dores parecem umas agulhadas bem fortes

  11. Por quanto tempo você usou a pomada?
    Minha obstetra me indicou essa, no entanto usei após 15 dias de operada, até terminar a pomada.
    Hoje após 4 meses da cirurgia, minha cicatriz está exatamente como você descreveu, vermelha e um pouco alta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s