DICAS PARA ESCOLHER O NOME DO SEU FILHO

Gente, eu acredito que uma das primeiras coisas que podem deixar a cabeça dos papais fervendo ao descobrir a gravidez é que nome darão ao filhote! Para alguns casais isto é bem natural, pois já escolhem o nome antes mesmo de engravidarem (oi!). Mas para outros, realmente é um momento de muuuuita reflexão. Escolhe um nome, no dia seguinte já mudou, aí volta pro primeiro, pergunta pros avós, pede sugestão para os amigos e quando vê a criança está prestes a nascer e ainda não tem nome.

Tem também aquelas pessoas que não gostam do próprio nome e morrem de medo de errar no nome do filho, por isso é importante levar em consideração alguns detalhes para não se arrepender depois! Antes de dar algumas dicas de coisas que precisam ser ponderadas na escolha do nome, eu p-r-e-c-i-s-o fazer menção aos nomes que a Baby do Brasil e Pepeu Gomes deram a seus filhos! Acredito que seja o exemplo mor no Brasil de nomes esquisitos, haha. São eles:

– Riroca (que mudou o nome para Sarah Sheeva);

– Krishna Baby;

– Kriptus Baby;

– Nana Shara;

– Zabelê;

– Pedro Baby (ufa! Um nome “meio” sensato! Rs…)

Gente, Deus é mais, né? haha.

Bom, vamos às dicas:

1) PRONÚNCIA

Este quesito deve ser levado em consideração ao extremo. Tem coisa mais chata que você ler um nome e não saber como pronunciar? O mais comum são nomes estrangeiros “abrasileirados”. Tipo Michael. Você fala: “Michael (como se escreve)”, aí a pessoa vai e diz: “Se pronuncia “Mai-con”. (????????). Ou Jonatan. Se você pronuncia como se escreve a pessoa logo corrige: “é Dionatan“. (????????).   Papais, escolham um nome sem dúvida de pronúncia, por favor. A sociedade agradece!

2) GRAFIA

Este aqui também é muuuuito valioso. Me respondam: pra que tanto PH, Y, MM, NN, TH?? Talvez os dois LL ainda passam, mas o resto pra mim é frescura e complicação. Tipo Emanuele. Ok. Mas os pais vão ao cartório e querem a grafia como “Emannuelly”. Me diz, pra quê? Imagina essa menina aprendendo a escrever, que estresse? haha. Pensa ela soletrando o nome toda vez que disser pra alguém (sim porque 100% das pessoas irão escrever da forma simples). Mais exemplos: “Rafaela = Raphaella”, “Raquel = Rachel”, “Cristiane = Christyanne”, “Felipe = Phellipe”.

3) SIGNIFICADO DO NOME

Tem gente que não liga muito para isso mas eu acho de extrema importância. Por exemplo, o nome Mara. Seu significado é “amargura”. Não quero que minha filha tenha um nome carregado de um significado péssimo, rs. Então é importante você ir atrás do significado do nome que está cogitando colocar em seu filho. Agora, também não vale escolher o nome apenas pelo significado, afinal de contas você não vai chamar seu filho pelo significado, rs. Não adianta adorar que o significado do nome é “alegria” se você não gosta de “Letícia” e mesmo assim insistir em colocar Letícia. Certamente você irá se arrepender.

4) DERIVADOS DE OUTROS NOMES

Seu sonho é colocar o nome da sua filha com alguma referência do seu nome ou do seu marido. Ou então a mistura dos dois (Ai!). Sejam sensatos. Por exemplo, João e Ana = Joana. Ok. Legal. Mas João e Maria = Joria? Não né. Existem nomes que tem masculino e feminino, acho legal usar ( se um dia eu engravidar de menina será Rafaella, cujo pai é Rafael). Outros exemplos são: Gabriel = Gabriela, Manuel = Manuela, Paulo = Paula, etc. Então é sempre bom pensar direitinho qual referência usar e SE cabe usar.

5) NOMES COMPOSTOS e CACOFÔNICOS

Aí é preciso harmonizar. Já existem nomes que são sonoramente bem aceitos pela sociedade, como os que começam com Maria, Ana, João e Pedro… Maria Eduarda, Ana Júlia, João Paulo e Pedro Henrique, por exemplo. Mas se você for fugir destes comuns, deve pensar, pensar e pensar. Falar em alto e bom tom repetidas vezes. Exemplo: Maurício Rafael, Frederico Felipe, Henrique Fernando. Nada a ver, né? Precisa ter um som harmônico, como se os dois nomes se juntassem e formassem apenas um.

Outra questão é observar se o nome não é cacofônico (ou seja, “produz som desagradável ou palavra obscena resultante da união de sílabas ou palavras diferentes). Exemplos: Armando Guerra, Alan Bida, etc.

6) APELIDOS

Até nisso é preciso pensar. Meu nome é Roseane, meu apelido é Rose. Ok. Meu marido é Rafael, o apelido dele é Rafa. Ok também. Tem nomes que por si só já puxam uma abreviação. Se você não quer que abreviem o nome do seu filho, precisa pensar nisso também. Exemplo: o casal Thiago e Gabi (clique aqui para ver o canal no youtube deles), ia colocar o nome da filha de Manuella. Só que eles só a chamavam de Manu. Resultado: Registraram a menina logo de Manuh ao invés de Manuella.  É uma dica também. Outros exemplos são: Carlos Eduardo = Cadu, Samuel = Samuca, Eduardo = Dudu, Antônio = Tonho, etc. Você gosta dos apelidos? Se não gosta, não escolha o nome, pois certamente é assim que eles serão chamados na escola pelos amiguinhos! rs…

7) NOMES SEMELHANTES

Particularmente, acho bem estranho irmãos com nomes quase iguais. Tipo Leandro e Leonardo, Luíza e Eliza, Bruno e Bruna, Emerson e Anderson, Cristina e Cristiane, Maria Luíza e Maria Eduarda. Acho excessivo, desnecessário. Com a mesma letra inicial ainda vai, mas com a escrita e pronúncia semelhante, acho chato. Complica a vida da sociedade novamente. Os irmãos acham chato ter que ficar corrigindo toda hora as pessoas que se confundem sobre quem é quem.

Bom gente, estas foram algumas dicas a respeito da escolha dos nomes! Espero que tenha ajudado você a ponderar um pouco a respeito do nome do seu filho, porque deve ser terrível ouvir do seu filho, no auge da adolescência, gritando ao universo: “eu odeio o nome que VOCÊ me deu”. Humff.

Um fato interessante: tenho um irmão chamado Vitor Hugo (que aliás é um nome que acho muito lindo). Mas pra mim, no auge da minha infância quando aprendi a escrever, o nome dele era “Vitorugo”, tudo junto e misturado. rs… Quando eu vi o nome dele escrito pela primeira vez  corretamente (Vitor Hugo), foi um choque! kkkkkk

Fato interessante 2: vocês já observaram que tem nomes de irmãos que é quase obrigatório? Vitor é um exemplo. Quantos Vitor’s tem irmãos Vinícius? (meus dois irmãos, haha).  Vários. Quantas Júlia’s têm irmãs Luíza’s? Várias. E por aí vai…

Me digam qual será o nome do bebê de vocês!

BjoBjo,

Rose! 🙂

4 comentários em “DICAS PARA ESCOLHER O NOME DO SEU FILHO

  1. Olá, Rose. Sou nova aqui no seu blog. Comecei a me interessar pelo seu canal a partir do video que você anuncia a sua gravidez ao Rafael. Gosto muito de tudo que voce posta no canal e nas redes sociais instagram e facebook. Sou casada tem uns 2 anos, eu tenho 24 anos e meu esposo 25, eu e meu esposo também somos da igreja. Mas mudando de assunto referente ao blog desde criança eu ja tenho o nome da minha princesa quando eu for mamãe e será Isabela, quando escolho esse nome foi quando eu escutei a musica da Cristina Mel -Isabela. Acho linda aquela musica e tenho certeza que Deus tocou o meu coração quando eu era menor pois é igualzinha mim.
    Abraços
    Daniela, São João de Meriti, RJ

  2. Oi Rose,você podia fazer uma Tag DICAS PARA ESCOLHER O NOME DO SEU FILHO!!!
    Eu sou casada tem 1ano e 3meses eu não tenho filhos mais eu já escolhi o nomes do meu futuros filhos eu não gosto de nomes COMPOSTOS já o meu esposo já gosta de Nomes COMPOSTOS. ser eu for mamãe um dia quero que minha filha ser chama Victória já o meu esposo gosta de Nicole para não ter Briga vamos junta os nomes vai ficar assim (Nicolle Victória) para menino eu já gosto de Davi e meu esposo já gosta de Pither ai vai ficar assim (Davi Pither) por mim eu só colocaria Victória e Davi mais para não ter briga vamos junta eu não gostei muito mais lembrando que o filho eu não vou faz sozinha tenha a parte do pai!!!
    beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s